Doidivana

blog da escritora Ivana Arruda Leite

MEETA E LASSI, DUAS RECEITAS DA NINA HORTA

2 comentários

Estas duas receitinhas indianas que a Nina Horta deu hoje na Folha de São Paulo são deliciosas. Eu fiz e aprovei. O fogo do arroz ela não diz se é alto ou baixo. Eu coloquei no médio mas é baixo porque pegou um pouquinho no fundo, o que deu até um certo charme a mais. Da próxima vez acrescentarei amêndoas picadas pra aumentar o chiquê. O refresco também é maravilhoso. Aproveitei e matei a saudade de cardamomo. Quando eu parei de fumar não ficava sem eles na bolsa. Cada vez que me dava vontade de fumar, eu mastigava uma sementinha. É perfeito pra distrair a boca.

Receita de Meeta, um arroz delicioso e fácil de fazer.
Para oito ou dez pessoas: 2 xícaras (chá) de arroz agulhinha; 1 xícara e 1/2 de água; 100 g de manteiga sem sal ou ghee (manteiga clarificada); 1 palito de canela; 1 folha de louro; 4 cravos-da-Índia; 6 pimentas-do-reino em grão. Preparo: 1) lave o arroz e deixe a água escorrer por completo; 2) esquente a panela de pressão e a manteiga ou ghee (manteiga clarificada); 3) junte a canela, o louro, o cravo e a pimenta-do-reino e frite por alguns segundos; 4) acrescente o arroz, o sal, a água, mexa com uma colher de pau e tampe -tire o pino da panela e espere o vapor sair; 6) saindo o vapor, coloque o pino e marque o tempo de sete minutos. Está pronto. Muito bom para comer com um franguinho ensopado e umas fatias de manga crua. Ou banana.

Lassi, uma bebida refrescante e agradável que deveria ser obrigatória aqui nos nossos tristes trópicos. Se não gostarem da primeira vez, não desistam, vai se tornar aditiva, com o tempo. Preparo batendo iogurte com pedras de gelo no liquidificador até que a mistura esteja fina e muito gelada. Junto uma sementinha de cardamomo descascada e bato mais para moê-la. Depois, uma pequena pitada de sal e outra de açúcar. As receitas de cada casa diferem nesta quantidade de sal e açúcar, para quem gosta quase sem doce, ou neutra. O ideal é, como sempre, o meio-termo.

Autor: Doidivana

escritora de forno e fogão

2 thoughts on “MEETA E LASSI, DUAS RECEITAS DA NINA HORTA

  1. Taí, gostei das receitas. Tenho uma dúvida: para fazer o (a) lassi o compro o iogurte já adoçado ou não? Abração

    • Iogurte natural, sem açúcar. Você coloca um pouco de açúcar e um pouquinho menos de sal, que dá o charme do lassi. Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s