Doidivana

blog da escritora Ivana Arruda Leite

CARNAVAL EM ALTO ESTILO

6 comentários

Conforme prometido há um tempo, ontem meu querido amigo Carlos me trouxe três vinhos rosés maravilhosos para uma degustação chiquérrima em pleno domingão de carná. O João Baptista também veio. Três pessoas, três garrafas, uma pra cada um. A conta certa. Fiz um gravlax (modéstia às favas, estava maravilhoso!) que comemos com a sensacional brioche do Carrefour (juro, é boa mesmo) e mais uns queijinhos e etc. Um domingo de carnaval pra Maria Antonieta nenhuma botar defeito.

o salmão sendo fatiado antes deles chegarem

A caixa com as preciosidades

Um francês, um sul africano e um chileno. Tomamos nessa ordem.

João Baptista

Carlos, nosso somelier. Ele trabalha na Grand Cru, Bela Cintra 1799. Se você for lá e disser que é meu amigo ele faz um descontinho.

eu não podia fazer feio frente aos vinhos que o Carlos trouxe.  Caprichei.

O francês acabou rapidinho.

Que venha o próximo.

Êxtase total.

Que venha o próximo.

Faltam-me palavras pra descrever

Não tenho mão pra doce. Tudo comprado.

um pouco de ppv não faz mal a ninguém. Mas desliguei rapidinho.

Fim da jornada.

E eu achando que não tinha nada melhor que cerveja.

Atendendo a pedido, a receita do Gravlax:

compre um pedaço de salmão grossinho e sem pele. Envolva com uma mistura de sal grosso e açúcar mascavo na mesma proporção. Depois grude umas ervinhas (eu coloquei dill, que não pode faltar, manjerona, cominho. A receita admite variações. Pode ser dill fresco, melhor ainda). Derrame por cima duas ou três colheres de vodca. Aperte a cobertura pra ela grudar bem e embrulhe o salmão num papel filme. Coloque-o numa assadeira na geladeira e vá retirando o líquido que ele vai eliminar. É bastante. Se deixar por 48 horas fica perfeito. Bem sequinho e escuro. O ideal é que você deixe o salmão apoiado numa grelha e, por baixo, a assadeira. Eu deixei no escorredor de macarrão porque assim a água vai saindo e não molha o peixe. Depois de 24, 36 ou 48 horas você tira ele do papel, lava e fatia bem fininho. Pode deixar com as ervinhas também. Vai do seu gosto. Sirva com bisnaguinhas de leite ou brioche, creme azedo ou cream cheese, pepininho em conserva, alcaparra, etc. Bom apetite.

Autor: Doidivana

escritora de forno e fogão

6 thoughts on “CARNAVAL EM ALTO ESTILO

  1. Muitas águas na boca… vou tentar fazer o gravlax e depois te conto o resultado.

    Beijos

  2. Ah, meu… revela a receita do gravlax pra gente, revela…

  3. Ivana: sou o Angelo, fã do seu trabalho literário. Parabéns!
    Se possível, gostaria de saber do paradeiro do Marcelino Freire…
    Abraço.

  4. vixe bebeu demais né Ivana.
    um beijão

Deixe uma Resposta

