Doidivana

blog da escritora Ivana Arruda Leite

SÃO CRISTOVÃO – 10 ANOS

4 comentários

Um dos bares mais charmosos e simpáticos da Vila Madalena, o São Cristovão, do não menos charmoso e simpático Leo, está completando 10 anos de existência. Eu me lembro como se fosse hoje. A Bebel me falando do bar recém-aberto de um amigo do Alê que eu precisava conhecer. Lá fui eu, lá fomos nós que por lá permanecemos. Ainda ontem, eu Andrea del Fuego e Bebel mais uma vez nos deliciamos com o chopp primoroso e os comes sem igual.
A grande novidade, entretanto, estava nos guardanapos: todos com poemas do poeta frequentador-mor do bar, Fabrício Corsaletti. Quase um pecado enxugar a boca com palavras tão belas, mas foi o que fizemos até altas horas. São poemas feitos especialmente para a efeméride.

Eis alguns:

alheira e chope: caceta!
morcilha e vinho: Jesus!
um dia Scarlett Johansson
outro, Penélope Cruz

existem três São Cristovãos
santo, time, botequim
ateu sem saco pra bola
resta uma opção pra mim

terça em dobro, bebo duas
vezes mais, e gasto o mesmo
artérias, estejam prontas
pra promoção do torresmo

segunda-feira tem jazz
na Terça, aquele bagaço
seria o caju amigo
fosse o fígado de aço

fui rude no São Cristovão
depois de vinte e dois chopes
não me chamou de cavalo
foi sutil; disse “galope”

“o homem entra no bar
para transcender-se – eis
a miserável verdade”
disse um cronista uma vez

E aqui um continho de minha safra, onde o São Cristovão também aparece:

Eu sozinha nesse bar, um pires de azeitona a minha frente e uma cerveja quente pela metade. Largada nesse canto da vida é difícil acreditar que o Rodrigo Santoro vai passar por aqui e se apaixonar por mim. Mas vai.

Atualização (para Madoka):  aqui tem muitas fotos do São Cristóvão

Autor: Doidivana

escritora de forno e fogão

4 thoughts on “SÃO CRISTOVÃO – 10 ANOS

  1. Muito bom tudo nesse post: o São Cristóvão, um boteco de primeira, os versos do Corsaletti, e a lembrança desse seu texto antigo. Beijão, flor

  2. Querida Ivana,
    arigatô, merci, amei, adoro a série de suas fotos. E o São Cristovão parece aconchegante né? acho que eu conheço. E vcs tem um pique de fazer inveja é São Cristovão e depois Mercearia, e mais caipirinha?
    Ah, é pra levar pra casa esses guardanapos poéticos né?
    beijão

  3. Só ficou faltando a foto para complementar.
    bjo

Deixe uma Resposta

