Doidivana

blog da escritora Ivana Arruda Leite

A PRIMEIRA FOCACCIA A GENTE NUNCA ESQUECE

7 comentários

Outro dia eu tentei fazer uma focaccia (adoro!) e ficou uma porcaria. Solou, um horror. Coloquei meu desapontamento no tweeter e a @te_chaves, gentilíssima, me mandou uma receita da Heloisa Bacelar. Esperei passar o trauma e hoje eu arrisquei. Morta de medo. Esse negócio de massa, fermento biológico, ver o bicho crescendo, não é a minha praia. Coloquei meu avental para ocasiões especiais e parti pro ataque, prestando muita atenção nos tempos de levedura, etc. Na receita da Te, a massa deve ser dividida em pequenos discos que devem ser levados ao forno numa assadeira untada. Minha ansiedade e falta de paciência para detalhes e preciosismos, me fez fazer uma focaccia só e levar pro forno. O resultado vocês verão aqui embaixo. Maravilhoso! Aproveitei e fotografei o almoço inteiro, que ficou UM COLOSSO como dizia minha avó.

a entrada veio de ontem à noite. Shitake refogado com nirá sobre um leito de mandiocas cozidas, derretendo na boca (sempre tenho mandioca cozida no freezer, elas são pau pra toda obra e quebram um galhão). Ficou dos deuses.

O prato principal: peguei um pedaço de maminha e fiz um rosbife do jeito que o Felipe Lindoso me ensinou. Ele faz com lagarto, mas com maminha ficou melhor ainda. Tempere a peça com sal, pimenta e mostarda (a minha era super pequena). Deixe tomar gosto por meia hora. Sele numa frigideira de todos os lado e leve ao forno bem quente por 15 minutinhos. De morrer de bom.

Vamos às fotos pra provar que eu não me gabo à toa.




o rosbifinho

o prato feito

close no prato

a focaccia com rosbife pra arreMATAR!!!

Autor: Doidivana

escritora de forno e fogão

7 thoughts on “A PRIMEIRA FOCACCIA A GENTE NUNCA ESQUECE

  1. Vejo a foto da focaccia e fico emocionada. Nenhum restaurante em que fomos, até hoje, chegou aos pés dessa iguaria. Beijos!

    • ahahahahaha SUA LOUCA!!! Essa foi só a primeira. Aguarde as próximas. Estou com umas ideias mirabolantes… BEIJOS

  2. Olá Ivana…

    Difícil olhar essas fotos, são de dar água na boca (risos). Parabéns pelo almoço!!!! Na verdade estou escrever porque enviei um e-mail pra ti ontem no uol (ivanaleite@uol.com.br) e gostaria de ter certeza que esse é o e-mail correto. Preciso muito conversar contigo sobre um trabalho que gostaria muito de realizar. Bom… o e-mail está lá….

    Ficou linda a focaccia!

    um abraço

    Nancy Macedo

  3. Me deu uma fome… Tenho uma receita de rosbife mas, com filé, que ficou bem interessante também. Principalmente o molho. Vamos combinar de cozinhar algum dia, mulher! Beijos, K.

    • Ah… nossos encontros (e os de todo mundo) são tão difíceis de acontecer. Enquanto isso, você posta os seus sucessos e eu os meus. Beijinho…

Deixe uma Resposta

