Doidivana

blog da escritora Ivana Arruda Leite

AS MUITO FEIAS QUE ME PERDOEM

23 comentários

Eu nunca desculpei Vinícius de Moraes por este verso. O poetinha morreu sem meu perdão. Como ele pode jogar na minha cara, em plena adolescência, que beleza é fundamental? Justo pra mim, que vim ao mundo totalmente desprovida desse dom?
Aliás, se tem uma coisa que Deus não distribuiu com justiça entre os mortais é a beleza, que sempre foi de poucos. Desde que o mundo é mundo, os belos são uma elite, detentora de um poder avassalador contra o qual não há argumento.
O que fazer? Revoltar-se contra o belo? Maldizer a beleza? Quem se atreve?
A beleza nos faz calar a boca sem direito de resposta. Diante dela só há uma atitude possível: render-se. Ressentimento e inveja, não melhoram em nada a situação.
A vida dos belos corre sobre roldanas. Todos lhe dão a vez, o lugar e o coração.
Eles nem imaginam o trabalho que a feiúra dá. Mal principia a manhã e lá vai a feia carregando sua cruz, tentando se equilibrar no salto, sem perder a linha nem o bom humor (feiúra e mau humor juntos, não há quem agüente).
O jeito é rir, rir muito, rir de si própria. Uma boa gargalhada deixa qualquer boca maravilhosa, mesmo que ela seja torta como a minha.
Desde pequena a mulher feia é obrigada a buscar algo, alguma coisa, qualquer coisa que faça sua feiúra passar desapercebida. É assim que nascem muitas das grandes cientistas, físicas arquitetônicas, astronautas mirabolantes, deputadas enraivecidas, trapezistas, cineastas, jornalistas e, principalmente, escritoras que, inconformadas com sua triste sina, começam desde cedo a fabricar realidades.
A mulher feia não pode deixar por menos. Ela tem que ofuscar. O problema é quando ela erra a mão e acaba ofuscando tanto que fica sozinha de novo. De volta ao começo.
Outra forma de distrair o olhar da platéia é ter uma filha linda como eu tive. Ganhei salvo conduto pra vida inteira.
– Esta é sua filha?
A beleza da Bebel me redimiu e, por causa dela, já não sou tão feia como antigamente. Ela me mostrou como é fácil a vida de uma mulher bela.
Ainda bem que foi assim. Já pensou se fosse o contrário?

(crônica publicada na Revista da Folha, em 2004)

Autor: Doidivana

escritora de forno e fogão

23 thoughts on “AS MUITO FEIAS QUE ME PERDOEM

  1. Mtas pessoas soh falam do lado bom da beleza, há o lado ruim tbm… Atrai mta inveja, raiva, fofocas, e beleza nao resolve td, NAO msm, pelo contrario, pode gerar mtos problemas!

  2. Tenho que concordar com você Ivana. Vida de mulher feia não é nada fácil. Sou feia e tenho bom humor, ou melhor, tinha. Cansei de ter bom humor. Cansei de ser chamada para sair por casais de amigos e estar sempre desacompanhada. Cansei de ser a melhor amiga e ouvir confidências sobre relacionamentos sem ter o que contar. Cansei de ser imprescindível nos casamentos de amigos e aniversários dos filhos dos amigos. Cansei de achar que tá tudo bem e um dia alguem vai me amar por causa da minha suposta beleza interior e do meu “ex” alto astral. Hoje estou concentrando minhas forças a procura de um esconderijo pra entrar. Afinal são 36 anos de espera, cansei. Parabéns pela Bebel, fico feliz por ter conseguido se redimir na sua filha. Eu nem se quisesse poderia arriscar uma redenção. Abraços.

  3. Em relação o meu comentário que fiz sobre a beleza, qdo adolescente eu me sentia rejeitada por ter espinhas e ser muito magra.Hoje me acho linda e por ter tido uma pele muito oleosa na adolescencia hoje aos 53 anos não tenho rugas, o que é uma benção. Gosto dos cuidados que faço comigo, não sou adepta a ginástica, mas faço uma alimentação saudável, não sou tão magra como era antes, mas sou bonita. Estou sempre em ordem comigo mesma, não como um soldado, mas como alguém que aprendeu a gostar de si mesma.
    abraços…Myrian

  4. Concordo com vc, a mulher mal humorada ela é feia a vida inteira, tem mulheres lindas que a principio vc diz que rosto lindo, parece uma madona, mas qdo ela anda e fala voce percebe que atras de si vem todo um odio e desprezo pela vida.Uma mulher que a principio não é tão linda mas se ama e ama o que esta ao seu redor acaba sendo linda pela sua postura diante da sua própria beleza interior e do seu cuidado exterior.
    Quem diz que o avesso tem que ser imperfeito? É porque não viu um avesso perfeito.

  5. Ivana, sou sua leitora há pouco tempo e tenho me deliciado com seus posts, com o seu bom humor e sensibilidade. Acho que vc foi muito cruel com as feias. Explico: feia é a mulher mal-tratada, mal cuidada, mal humorada e burra. É isso. É claro que os atributos físicos fazem a mulher muitas vezes largar na pole position, MAS, se ela for SÓ bonita, de nada adianta, não chega lá. Como bem disse alguém “aos 20 anos temos o rosto que Deus nos deu, aos 50 o rosto que merecemos”. Esse que merecemos é esculpido através da vida com a ajuda de ferramentas como amor-próprio, inteligência, bom-humor e claro, os cuidados com o próprio corpo e aparência. Estou errada?????? Beijos

  6. Errei meu nome!Burrice he feio!

  7. Vc de tão perfeita e inteligente acaba se tornando a mulher mais linda que jah vi na vida!Mês que vem em Sumaré hein…

  8. Olha, é por causa destas bobagens que há tanta gente triste e se anulando em busca de enquadrar-se na porcaria dos padrões. Bonito é ser feliz.
    Num mundo tão grande orifícios que se danem, ou os portadores dos orifícios. É uma imensa falta de respeito esse lance de querer enquadrar todo mundo. Sabe, bonita ou feia, está nos olhos. Você, por exemplo, é linda e escritora. Quem algo mais charmoso?

    Bem, das minhas excursões aos blogs de todo mundo eu deixarei algo que achei legal:
    “As peles são usadas por animais bonitos e pessoas feias”. Em todos os sentidos.

    Abraço do Jeferson Cardoso e obrigado por publicar o meu comentário.

  9. Ivana, sempre me surpreendo com sua voz doce (quando te ouço) e com sua personalidade forte (quanto te leio).Só acho que, ao contrário da minha adolescencia nos anos 80, hoje a beleza está para todas sim!
    Ainda não fiz plástica no nariz proeminente mas com um bom corte nos cabelos, com a tintura na cor que combina com a pele, com um pouquinho de maquiagem nos lugares certos e umas bijus bacanas, chamo a atenção para outros lugares do meu rosto e vivo feliz da vida!
    Vivo reciclando a minha imagem e posso te garantir, corte e tintura são mais baratos que uma plástica e agradam qualquer homem porque eles são burros e não sabem definir no que você mudou, mas gostam.

  10. Querida Ivana!!! Acho que pior é não ser nem tão bela, nem tão feia! rsss
    Há tanto que se perde e ha´tanto que se ganha nesta vida!!!! E que o poeta se redima lá em cima ou lá embaixo (sei lá!!!) mas o que eu acho é que inteligência e carisma, isto sim, é FUNDAMENTAL. E isto, tenho certeza, você tem de sobra! Bjs, FELIZ, MARAVILHOSO DIA DAS MÃES!!!

  11. Entendo o que vc escreveu, qdo mocinha na minha adolescencia meu apelido era avesso, pois eu era alta, magra, usava oculos e tinhas algumas espinhas. Mas era espirituosa, ria da vida e não deixava-me abater, não arrumava namorado como as outras meninas que eram perfeitas, mas eu era brincalhona e esperta em tudo, o que me restava então? Não era isso? Então eu acabei escrevendo também sobre a vida. Hoje eu repenso e deveria ter rpensado na época, eu era avesso? do que? do bordado ponto cruz, pois no bordado o avesso ele é perfeito.Mas por um bom tempo eu achei que eu era o avesso de uma roupa mal feita.Hoje eu me amo do jeito que sou.

  12. Beleza, Ivana, beleza!!! É o que tem nesse texto!!!

  13. Ivana, vc está certa. A ditadura da beleza é, sem dúvida, injusta.
    Primeira vez que não posso concordar com o poeta.

    O Letra Livre de ontem foi sensacional.
    Adorei o comentário sobre mulheres bandidas. 🙂

  14. Ivana,

    A beleza encanta mesmo. Mas beleza vazia não se sustenta. Pelo menos, nao para mim. O problema é que a sociedade cobra, principalmente das mulheres.
    Gosto das suas crônicas!
    beijos

    P.S: Manoel Bandeira tem uma frase bem cruel: “Como deve ser bom gostar de uma feia! O meu amor, porém não tem bondade alguma”. Problema dele, né? rs

  15. repito o que disse qdo li essa crônica pela primeira vez, e acrescento, cada vez mais, depois de seus livros, Ivana vc é linda!

  16. Acho que o olhar da mulher que é muito crítico. Uma coisa de auto-crítica com a espécie feminina toda rsrsrsrs Acho que tem que ser como a Ivana, se divertir!! Afinal, existe muito carne-seca embaixo do angu de toda mulher! rsrsrsrs Eu acho que um pouco de espontaneidade, segurança , loucura abrilhantam qq alma feminina! No final, as pessoas ( normais) querem alguém que brilhe tb ao seu lado. Se a beleza é passageira, a personalidade brilhante dura um tempo looooongo!! rsrsrsrs
    Ah! E sua filha é mesmo linda, Ivana! Ela pegou a cota da beleza e da personalidade.
    Adorei a crônica!!

  17. Vou também deixar aqui um ditado: “Quem gosta de beleza interior é decorador”.
    Quanta maldade! digo-lhe que uma alma bela tem o poder de filtrar o olhar de quem a vê, mesmo que feia fisicamente, bonita parecerá!

  18. tem um ditado que diz que “a sorte das feias as bonitas invejam” e outro “quem ama o feio bonito lhe pareçe”.
    Já percebi que as mulheres são tiranicas em relação a sua própria aparência e flexíveis em relação a aparência masculina. Talvez porque o olhar masculino seja mais impiedoso que o feminino. é mais fácil ver um homem feio com uma mulher bonita que o contrário.
    Mas o que me chama mais atenção são as fotos antigas onde o padrão de beleza era outro, uma pele branquinha como a sua por exemplo era o máximo e os tornozelos então?
    A beleza feminina é um tema que me fascina porque nós mulheres temos um poder sobrenatural quando sabemos usar a voz, o gesto, o sorriso, a proximidade, o tempo…

Deixe uma Resposta

