Doidivana

blog da escritora Ivana Arruda Leite

AMIGOS E QUITUTES

7 comentários

Como eu ia dizendo, a delícia da amizade é que ela é gratuita, inexplicável e aleatória. Quantas vezes, na rua, eu bato o olho em alguém e penso: só não somos amigos (ou amigas) porque ainda não marcamos hora e lugar.

Por outro lado, têm aqueles que fazem de tudo pra privar da nossa amizade e a coisa não engrena.

E aqueles que abusam da nossa boa vontade, vivem dando mancada, e mesmo assim não saem da lista dos mais queridos?

Na infância e adolescência, os amigos são tudo na nossa vida. Enfrentamos o mundo para defendê-los. Mas aí começam as paqueras, os namoros e eles vão ficando em segundo plano. Depois vem o casamento e, para evitar complicações, os amigos de um são os amigos do outro. Até que chega a hora da separação e a terrível tarefa de dividir os amigos. Esse é meu. Não, é meu.

Parece que só depois que a vida sossega, temos serenidade para degustar uma boa amizade com o requinte que ela merece.

Uma coisa bacana que eu aprendi bem tarde é ser amiga de mulher. Confesso que tinha sérias restrições a respeito. Mas de uns tempos pra cá, foi me dando uma paixão por certas mulheres incríveis e seus caprichos maravilhosos que eu vi o tempo que eu perdi achando que amizade de mulher era isso, aquilo…

Aliás, quer coisa melhor do que amizade sem sexo? Ela existe, sim senhor. Mas esse néctar não é pra qualquer um. É preciso comer muito feijão pra chegar lá. Antes dos 40, somos altamente inflamáveis, tem muita combustão no ar e isso atrapalha a amizade. É uma hipótese.

Por falar em hipóteses, uma vez eu ouvi uma tão bonita sobre essas tais sintonias inexplicáveis que não canso de repeti-la: Deus, quando fez as pessoas, as fez em fornadas. Os que são da mesma fornada se reconhecem.

***

Aproveito esse pé de coluna para convidar a todos, de todas as fornadas, para o lançamento do meu livro, Eu te darei o céu, sobre as aventuras de uma garota que, nos anos 60, andava pela rua Augusta, estudava no Ginásio Meira, tomava chá no Yara e era louca pelo Roberto Carlos. Adivinhou? Dia 24 de junho, a partir das 20h, na Galeria Ouro Fino (onde mais poderia ser?).

(atenção: NÃO compareçam ao evento acima. Ele aconteceu em 2004, quando esta crônica foi publicada na Revista da Folha. Mas se quiserem comprar o livro, eu agradeço da mesma forma)

Autor: Doidivana

escritora de forno e fogão

7 thoughts on “AMIGOS E QUITUTES

  1. Ivana
    Como foi bom ler sua crônica hoje. Por te acompanhar ha algum tempo (o blog, claro), já me sinto como um “velho amigo seu”.
    Bem que eu gostaria que tivéssemos sido feitos na mesma fornada.
    Um grande abraço
    Christofer

  2. Ivana querida!!!!Roubei sua crônica para o meu blog. Nem pedi licença, afinal, a forma é a mesma bjo e obrigada, foi uma bênção , um presente.

  3. Ótima crônica…eu sem bem como é essa sintonia instantânea! Não há nada mais encantador no mundo real. Bjo

  4. Esse seu ponto de vista sobre a amizade, Ivana, é muito dez, mesmo. Rita Lee dizia (uns tempos atrás) que o que precisamos mesmo é de discos e amigos. Quanto mais velhos melhores, não? Abraço.

  5. Oi, querida!

    Nossa, há quantos dias não venho aqui. Agora que estou conseguindo voltar à Terra, depois do meu lançamento. Aliás, te invejo, pois como consegue logo após os seus lançamentos, postar fotos, falar deles, voltar ao normal, e eu aqui enrolada até o último fio de cabelo. rsrs

    Mas falando da sua crônica, nossa como ela é deliciosa! E como é atual! Já pensou em colocá-las num livro?

    O livro “Eu te darei o céu” eu já tenho lá em casa. Logo, logo, vou me deixar encantar por ele. Aliás, você já me encantou no infantil, no romance, no conto e na crônica. Eta mulher porreta! 🙂

    Beijão,
    Ana Cristina

Deixe uma Resposta

