Doidivana

blog da escritora Ivana Arruda Leite

A MIRADA E A FOME DO SARMATZ

2 comentários

A MIRADA está agitando Santos com oficinas, palestras e espetáculos teatrais com grupos de Portugal, da Espanha e da América Latina. No SESC de Santos, até o dia 12 de setembro. Eu tive o prazer de ir lá hoje para um bate papo sobre o ofício de escritor, as agruras da criação e outras questões ligadas ao tema com duas mulheres sensacionais:  Susana Reinoso, jornalista de cultura do jornal La Nacion e Solange Camauer, filósofa, ensaísta e escritora. O tema da mesa era a obra de duas outras escritoras argentinas: Silvina Ocampo e Alejandra Pizarknik que devem ser sensacionais e que merecem ser lidas.

Solange

Susana

Daniela, que trabalha comigo, estava visitando os pais e foi lá me ver com uma amiga. Fiquei super feliz!

Falei pra Solange e pra Susana da minha paixão por Buenos Aires e disse que estou às ordens para quando quiserem me chamar. Adorei conhecê-las.

e agora Uma fome

Durante a viagem fui lendo o livro de contos do Leandro Sarmatz, jornalista, editor e meu amiguinho do twitter. Joca e Bressane falaram muito bem do livro e eu fui atrás.

Repetindo: o livro chama UMA FOME, ed. Record, e você vai sair correndo agora da sua casa e comprá-lo imediatamente porque é um dos melhores livros de contos que eu já li na vida. Sensacional. João Gilberto Noll acerta na mosca quando escreve na orelha: “já um clássico”. Cara, é estarrecedor como o menino escreve bem. Sim, um menino. Leandro nasceu eu 1973. Nunca vi nada tão perfeito para alguém dessa idade. Seus contos parecem 1. de alguém bem mais velho; 2. de um autor estrangeiro. Sinto muito, mas é o primeiro pensamento que me ocorre quando leio algo desse naipe. A pessoa escreve há séculos e não é daqui.

Leandro escapa de todos os padrões vigentes na literatura brasileira contemporânea (contistas especialmente). Impossível dizer qual o melhor conto. Todos são muito bons. OK, o que dá título ao livro é o campeão. Mas tem outro que se chama Caninos quebrados que é de rolar na sarjeta. Os personagens são judeus errantes e errados. A maioria artistas (atores, escritores).  Se me permitem um trocadilho horroroso, artistas autistas. Estão à margem, falando com ninguém. Leandro narra a tragédia humana sem desespero. Fala da resignação à tragédia que a vida mais cedo ou mais tarde impõe a todos nós. Fala da schadenfreude, a perfeita alegria que sentimos diante da tragédia alheia. Os assuntos são terríveis mas a delicadeza (e o humor, muito humor!) dos contos emociona o mais pétreo coração.  Você vai ler e concordar comigo, tenho certeza.

Pra finalizar, uma historinha sobre o livro. Comprei-o ontem, na livraria Cultura. No caixa, na hora de pagar, eu me dei conta que o miolo do livro estava num sentido e a capa em outro. Ou seja, o livro estava de ponta cabeça. Fiquei na minha, paguei e vim  embora pensando qual seria o sentido daquilo. Que razões levam um autor a cometer tamanha excentricidade? “Talvez, ao término da leitura eu entenda o porquê”.  Cheguei em casa e não resisti. Entrei no twitter e perguntei timidademente para o @Samartz se aquilo era proposital ou acidente. Ele caiu das nuvens. “Não!  Seu exemplar veio com defeito, peça pra trocar”. “Jamais!, respondi. Tenho um exemplar histórico. Amanhã ou depois vendo ele por uma fortuna”.

Ao fim da segunda leitura (a primeira na ida e a segunda na volta a Santos) concluí que o erro tinha razão. Uma fome é um livro que te vira de ponta cabeça e te põe de quatro no ato. Vai por mim.

Autor: Doidivana

escritora de forno e fogão

2 thoughts on “A MIRADA E A FOME DO SARMATZ

  1. anotado Ivana,
    vou tentar encomendar e virar de ponta cabeça!! tomara que o livro chegue até aqui.

  2. Um exemplar histórico, Ivana! Você tem ótimas histórias.

    Vou comprar o livro!!!

    beijos

Deixe uma Resposta

