Doidivana

blog da escritora Ivana Arruda Leite

MANGUEL NA BALADA

4 comentários

Eu não fui ontem à palestra do Alberto Manguel no SESC Pinheiros mas minha amiga Márcia Cristina foi, gostou e me mandou a foto.

Quem o recebeu foi meu amigo, o grande jornalista popmegacultural Ronaldo Bressane.

eu fiquei de bode quando soube que ele falou que o Vargas Llosa era um “ser humano imundo”. Se bem que minha amiga Mona Dorf que estava presente ao local disse que a coisa não foi bem assim.

Frases ditas por Alberto Manguel que a Márcia anotou:

“eu leio o tempo todo, em todo lugar: no trem, no café da manhã, no onibus, no banheiro, até sonhando leio”
“o bom do livro é que não exige monogamia, leio sempre vários ao mesmo tempo”

Autor: Doidivana

escritora de forno e fogão

4 thoughts on “MANGUEL NA BALADA

  1. ô meu amor, você está caladinha por quê? não vai fazer nenhum comentário sobre a escrotidão da Folha em publicar o dossiê da Dilma? Não vai dizer nada sobre esses pleiboizinhos homofóbicos que espancam gratuitamente homossexuais na Paulista? NãO vai se indignar diante da xenofobia da Mayara Petruso contra os nordestinos? Incrível, 4 anos na Sociologia na USP e não adiantou nada. Aliás, a dondoca se calou quando a polícia do Serra invadiu a universidade, por quê?

    • de tudo o que você falou, o que mais me ofendeu foi me chamar de “meu amor”. Vai procurar sua turma. Não publicarei mais seus comentários.

  2. Realmente não foi bem assim. Se não me engano esse foi um comentário que o Bressane citou como sendo do Manguel. E acredito ser mesmo pois não negou ter dito isso em algum momento por aí. Mas ontem na balada ele enfatizou que considera o Vargas Llosa um grande romancista, talvez um dos melhores, mas que como pessoa (pública, ele ressaltou, lembrando ao público que ele não tem nenhum contado pessoal com o Vargas Llosa) ele faz comentários e tem atitudes que ele (Manguel) considera não muito inteligentes nem agradáveis. Achei que ele foi incrivelmente diplomático e cavalheiro ao responder esta questão, e por fim ressaltou que isso acontece, as vezes temos escritores com uma obra maravilhosa, mas que como pessoas não são as mais inspiradoras. Assim como vice-versa. Fora isso ele falou tanta coisa genial que foi difícil não sair do SESC flutuando. Minha favorita foi quando se referiu as leituras digitais (kindle, i-pad, tablets e afins) como uma ‘leitura distraída’ já que mistura texto com video e musica e etc. Achei uma observação muito acertada. E ele ainda deu autógrafos no final. Muito querido! Fiquei encantada! 🙂

  3. Ivana, para Alberto Manguel, Vargas Llosa seria “ser humano imundo” por quê? Trata-se de mais uma vez classificar as pessoas pelas posições políticas que elas adotam? No mais, que “Balada” bonita; a literatura ocupando a posição que merece. Só faltou uma foto sua com a Lygia Fagundes Telles, porém deu para ver que realmente estava difícil.

Deixe uma Resposta

