Doidivana

blog da escritora Ivana Arruda Leite

EILÉAN NI CHUILLEANÁIN

2 comentários

Quem sabe de quem se trata deve estar intrigadíssimo: por que a Ivana tá falando dessa poeta irlandesa nascida em 1942, que esteve há pouco no Brasil lançando suas antologia “Hábitos do Musgo“, publicada pela Kafka ed. com tradução da minha querida amiga Luci Collin? Por isso mesmo, uai. Olha as duas aqui:

(um tostão pra quem adivinhar quem é a poeta e quem é a Luci)

Ni foi tema da tese de pós-doutorado da Luci, tese que resulta neste belíssimo livro com poemas maravihosos e um ensaio primoroso sobre a autora.

Noemi Jaffe: se você ainda não a conhece, vai adorar.

“Na última página arrancada, não
Investigue minha vida adulta, mas examine
Onde iniciei. Minha
Infância me transmitiu esperança
E nenhuma advertência.
Descobri os hábitos do musgo
Que secretamente paralisa a pedra,
A ferrugem que suavemente rói as dobradiças
Para manter a porta sempre aberta”

ou este

A GUARDADORA DE PORCOS

Quando findar tudo isto, disse a guardadora de porcos,
Desejo me enclausurar, onde
Ninguém tenha ouvido nada os meus dons
E a conversa principal seja sobre o clima” …

Autor: Doidivana

escritora de forno e fogão

2 thoughts on “EILÉAN NI CHUILLEANÁIN

  1. Puxa! Só agora que vi este post!
    Estou estudando a poética do espaço nos poemas da Eiléan. A minha orientadora de iniciação científica é a Luci. Que legal encontrar isso!
    Abraço, Ivana!

  2. Queridona
    Hoje é Dia do Leitor – obrigada por me fazer uma leitora feliz!
    Muitos beijos de letrinhas,
    ;o)

Deixe uma Resposta

