Doidivana

blog da escritora Ivana Arruda Leite

MINHA VIAGEM VERTICAL

5 comentários

Vocês estão acompanhando a minha recente e crescente paixão por Enrique Vila-Matas. Eu sou dada a exageros, todos sabem, e por isso quando eu gosto de um escritor eu quero ler TUDO do camarada (ainda bem que eu só leio em português). Depois de Paris não tem fim fui pro Bartleby e agora terminei de ler Viagem vertical, de 1999. Maravilhoso. Tudo começa quando, um dia depois de completar bodas de ouro, Julia expulsa Mayol, o marido, de casa. Assim, de repente. Estava ela descascando ervilhas quando vira pro homem que dorme com ela há 50 anos e pede pra ele sair de casa porque ela etc etc etc. Daí pra frente passamos a acompanhar a viagem vertical de Mayol, no sentido geográfico (de Barcelona ao Porto) e metafórico.

“Júlia, quando me expulsou de seu mundo, pensou Mayol, deixou-me como este anjo, derrubado. Claro que tudo tem suas compensações. Ao me expulsar de seu mundo, acionou dentro de mim um mecanismo de reflexões que de modo algum me permitiria continuar letargicamente em sua doce e agradável companhia de maníaca descascadora de ervilhas”.

“Viajar é, sobretudo, um clima, um estar a sós, um estado discretíssimo de melancolia e solidão”.

“Às vezes tenha a impressão de que surjo do que escrevi, como uma serpente surge de sua pele”.

Leia. É lindo.

Na volta do cinema passei na Cultura e comprei O Mal de MontanoSuicídios exemplares, este último bem recente. Agora tenho que desacelerar porque (em português) acho que só falta Doutor Pasavento.

PS: vocês estão percebendo que eu estou falando de todos os livros que estou lendo e filmes que estou assistindo, né? Decidi fazer isso pra que no final do ano, quando meus amigos (muito entendidos das novidades culturais do país e do mundo) sacarem suas listas dos dez melhores isso, dez melhores aquilo, eu não fique com cara de pateta. Vou anotando tudo e, mais pra frente, faço bonito na roda. E vocês que façam bom proveito das sugestões, se quiserem…

Autor: Doidivana

escritora de forno e fogão

5 thoughts on “MINHA VIAGEM VERTICAL

  1. Oi Ivana, tudo bem? Também gosto muito do Vila-Matas. O que me impressiona nele é que é aquele tipo de autor metaficcional, bem cabeçudo, mas tudo flui bem, sem parecer artificial. Li o Bartebly e me impressionei com a fluidez.

    Fico feliz com essa empolgação e a vontade de compartilhá-la com seus leitores.

    Grande abraço!

  2. Paris Não Tem Fim, é um dos meus livros preferidos. Divertido, interessante. Uma vida, numa época e lugar, de fazer inveja!

    Obrigado pelo seu Blog, tão legal. Quando leio coisas agressivas ou muito difíceis de engolir, no mundo descontextualizado do twitter, por exemplo, venho no seu BLOG, só pra me limpar e me sentir bem.
    Beijo
    Denis

    • Como é bom “ouvir” isso! Ando de saco muito cheio das “coisas agressivas ou muito difíceis de engolir, no mundo descontextualizado do twitter”. Um beijooooooooooooo

  3. Como diz o belo e genial jovem escritor português Gonçalo M.Tavares,tem livros que pedem p/ se ler devagar saboreando-os,outros pedem p/serem lidos em um outro momento das nossas vidas,outros pedem para serem lidos avidamente, outros sequer são possíveis de ler…interessante a badalação sobre Enrique Vila- Matas,tenho Paris não tem fim,desde seu lançamento em 2007, e a muito custo cheguei na pág 35 e larguei, a literatura da Espanha badalada pela mídia,pode até ser inventiva ,mas não tem a genialidade e a força de um Coetzee,dos angolanos, da jovem literatura portuguesa…enfim é uma opinião nada mais…

    abç

  4. tá certo o luciano no comments anterior, dizendo que dá vontade de sair correndo pra comprar e ler as suas indicações. eu também tenho meio que isso, os últimos que me lembro foram o John Fante e o maravilhoso Caio Fernando Abreu, eu li tudo dele acho né?
    tá anotado o enrique vilas-mata

Deixe uma Resposta

