Doidivana

blog da escritora Ivana Arruda Leite

E NÃO É QUE EU VIREI TESE?

15 comentários

Antonio de Pádua Dias da Silva é o chefe do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba e acaba de publicar sua tese de pós-doutorado intitulada: Mulheres representadas na literatura de autoria feminina (pela eduepb) onde se dedica ao estudo das obras de Dôra Limeira, escritora paraibana, e desta que vos fala!!! Sim, amigos, eu virei tese tesuda, das boas.  O trabalho do Antonio é de uma densidade de deixar qualquer autor rubro de vergonha. O cuidado e o rigor da sua análise trouxeram à luz questões e aspectos que nem eu jamais sonhei estar presente nos meus contos. Ele analisa meus três livros de contos: Histórias da Mulher do Fim do Século, Falo de Mulher e Ao homem que não me quis. Depois de ler tudo aquilo não pude deixar de pensar: e não é que sou uma escritora de verdade? (coisa que nem sempre eu acredito). Mas que foi engraçado ler “as personagens leiteanas…”, foi.

Orgulho maior de ser objeto de estudo de um pesquisador tão sério deste país onde se valoriza tão pouco a literatura contemporânea, principalmente, a feita por mulheres.

Saiba mais sobre o Antonio de Pádua aqui, aqui e sobre seus livros aqui

Autor: Doidivana

escritora de forno e fogão

15 thoughts on “E NÃO É QUE EU VIREI TESE?

  1. Ivana, cara escritora tesuda!

    Quanta emoção senti agora, agorinha mesmo c seu post sobre a tese!

    Explico-me: fui aluno do Prof Dr Pádua na UEPB há dois anos, no Mestrado em Literatura, qndo tive contato c sua literatura através do “Falo de Mulher” (embora seja leitor assíduo d seu blog desde antigamente… rsrs) e me deslumbrei!

    Nuossaaaaaa!!!

    E para aumentar os batimentos cardíacos, sou contemporâneo de seu muitíssimo amigo Marcelino Freire, sou de Sertânia tb e estivemos juntos ano passado aqui em meu habitat, qndo ele e eu estivemos juntos em um evento do SESC PE.

    Maravilha!

    Tb escrevo, mas sempre leio mais, especialmente vcs daí, o refinado grupo de escritores q despontaram em fins do século passado, do qual sou fã: Marcelino, Andréa, Bressane, Joca, Índigo, Santiago, enfim…

    Bem, foi uma honra gigante e orgulho abissal que senti hj!

    Bjs devotos!

  2. Ivana, deve ser uma emoção especial, saber que alguém “estudou” a gente…Parabéns.

  3. Sempre acompanho os contos, leio os livros. Você merece. 🙂

  4. eita nóis, enfim referência !!!! prima querida parabéns !!!!! ahhh não é por nada não, mas e o restaurantweek ? podíamos combinar … bjão

    • Obrigada, querido! O restaurant week eu tô meio enjoada mas se você quiser ir num boteco japonês maravilhoso na Liberdade, eu topo. Beijo

  5. que chique Ivana! Parabéns mulher… você merece!

  6. Parabéns, Ivana. Você realmente é uma escritora e tanto. Beijos!

  7. Obrigada, Ivana!
    Conto sim. O que eu souber de produção acadêmica aqui no RJ avisarei.
    Se vier ao Rio, avise também pra ver se vai lá ver a gente no NIELM, tá!?
    Estou doida pra te ver lá papeando com a gente e depois…aquela cervejinha!
    Sonho com isso!!!
    Beijos

  8. Que beleza, Ivana! Parabéns.

  9. Ivana,
    Não imagina, na verdade, como fiquei feliz com a notícia. Isso abre caminhos aqui no RJ pra quem, como eu, está lutando, estudando e escrevendo sobre a sua produção e de outras autoras contemporâneas.
    Em breve, sairá um artigo meu sobre você no CD do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea da UFRJ, um outro artigo no Boletim do NIELM (Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Mulher na Literatura) – UFRJ e o mais é esperar pra ver… Minha luta continua!
    Você merece todas as honras acadêmicas em seu tempo!
    Te curto muito!
    Beijos

  10. Ai que lindo, tá vendo, vc já faz parte dos escritores brasileiros, hem? Agora não tem volta, já tem até verbete literário, “personagem leiteana”. Já estou imaginando as próximas conquistas: cadeira na ABL e livros na lista da Fuvest…..

  11. To escrevendo um artigo sobre sua pessoa e Cintia Moscovich… daqui uns dias terá que se publicar IVANA ARRUDA LEITE – FORTUNA CRÍTICA… rs

Deixe uma Resposta

