Doidivana

blog da escritora Ivana Arruda Leite

O QUE TENHO LIDO

10 comentários

Quando a Luciana me mandou os dois contos que ela ia encenar, reacendeu em mim a paixão antiga que sempre tive por Tchekhov e eu saí pelos sebos comprando o que encontrei pela frente. Ando pelos contos deste grande autor como se estivesse em casa, reconhecendo Machado em cada canto. É o mesmo perfume. A fonte que alimenta a fonte que alimenta outras tantas fontes até hoje. Pra mim, Tchekhov é a viga mestra do conto mundial.

Eis os livros:

1. Tchekhov – um homem extraordinário e outras histórias (ed. L&PM)
2. A.P. Tchekhov – A dama do cachorrinho e outros contos (ed. 34, com ótimo posfácio de Boris Schnairderman)
3. A noiva e outros contos – (ed. Primeira linha)
4. O malfeitor e outros contos da velha Rússia – (Ediouro)
5. As três irmãs e outros contos – (ed. Abril)

Fora isso, li Suicídios Exemplares, de Henrique Vila-Matas. Não me agradou. Não gosto de livro que parece que o autor mesmo não está se levando a sério. Prefiro o Vila-Matas pra valer. Recreio de autor ruim, até vai. Mas de grande autor, tô fora.

Por falar em recreio, livro bom pra distrair a cabeça é: Alex no país dos números, de Alex Bellos, um jovem jornalista e escritor inglês apaixonado por matemática, números e o que mais se ligue ao assunto. Sensacional. Como eu ADORO matemática, me deliciei com o livro, com as curiosidades, as descobertas. Se a coisa já era pirante, com o “advento” do computador esse papo de números, frações, dízimas, pi virou a coisa mais maluca do universo. Amei e recomendo pra quem curte o assunto. Sim, o Joca me contou que o Alex resolve o cubo mágico com o pé!!!! Como vocês sabem, eu  sou viciada em sudoku. Só que eu sempre pensei ele fosse uma invenção japonesa milenar. Que nada. O bicho é novinho de tudo. Foi descoberto em 1979 por um arquiteto aposentado de Indiana. Um japonês levou o quebra-cabeça pro Japão, publicou na sua revista e daí ele estourou.

atualização: excelente ensaio do Hélio Pólvora sobre Tchekhov, dica do Beto Bombig

Autor: Doidivana

escritora de forno e fogão

10 thoughts on “O QUE TENHO LIDO

  1. Ps. Ela ficou logo abaixo…..

  2. Bom dia…. Amei muito tudo isso, nada doidivanas…tudo devidamente ajuizado como aula do Objetivo no tempo de cursinho. Amo…
    Qto ao sebo da sua fã logo acima, tem a Estante Virtual.com, se não quiser sair na rua.
    E como hoje é domingo Feliz dias das mães…

  3. Dedicarei meu segundo semestre ao Cortázar; você sugere que eu comece por que livro?

    Beijos!

    • sugiro que você comece pelos primeiros livros de contos: Bestiário, As armas secretas, O perseguidor. Depois O jogo da amarelinha e daí pra frente agarre o que puder. Bj

  4. Oi, Ivana, tudo bem?
    você sabe, adoro você e teus livros. sempre passo por aqui a procura de dicas, acho que posso pedir uma, né?
    fato é que agora estou em são paulo, me mudei faz uns dois meses. queria saber se você tem uns sebos pra me recomendar… tô doida pra sair conhecendo. livraria mesmo também só conheço a cultura da paulista, que é magnífica, mas também to querendo muito conhecer a da vila… enfim, tô amando a cidade e procurando guias pra aproveitar tudo e me familiarizar com tudo rapidinho!

    Beijos, querida, e boa sexta!

    • Mayara, querida, as livrarias são; da Vila, Cultura, FNAC, Martins Fontes, etc. Na av. pedroso de morais tem um monte de sebo, na theodoro sampaio também, na Arthur de Azevedo quase esquina com a rua Lisboa tem outro, enfim… não é por falta de livraria e de sebos que você vai ficar sem ler. Beijos e bem vinda à SP.

  5. É Ivana, o Vila Matas de repente ficou unanimidade…
    Vc nunca mostrou seu canto de leitura,seus livros,seu andar de cima…nenhuma espiadinha?
    abraço…

Deixe uma Resposta

