Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

A VIZINHA

6 comentários

A vizinha ficou muito nervosa quando recebeu a intimação. No dia marcado, foi andando em passos firmes sobre os saltos muito altos até a delegacia. Para disfarçar o medo, respondia as perguntas do delegado em tom exageradamente alto.
– Eles chegaram a uma e meia da manha. Eu já estava deitada, mais ainda não tinha morrido, digo, dormido.
– E o que a senhora ouviu?
– No começo ouvi risadas, muitas risadas, devem ter bebido eu pensei dormindo, digo, comigo.
– E depois?
– Depois eu ouvi os gritos. Dela. A moça dava gritos frenéticos, inconfundíveis, conheço bem esses gritos que se sucedem um depois do outro, cada vez mais fortes. Meus cachorros latiam desesperados.
– A senhora não ouviu a moça pedir socorro? Não percebeu que ela estava sendo assassinada?
– Garanto ao senhor que os gritos eram de prazer. A mulher berrava de felicidade.
– E depois, o que a senhora ouviu?
– Depois dos gritos eu dormi e só acordei horas mais tarde, com a sirene da policia berrando no meu ouvido.
– A senhora reconhece esse objeto? – perguntou o delegado apontando pra faca sobra a escrivaninha.
– Parece que sim – disse a vizinha com voz diminuta.
– Como parece que sim, nós encontramos dúzias de facas iguais a essa em sua casa.
– Meu senhor, facas iguais a essa  todo homem, digo, todo mundo tem.
– E por que a porta de sua casa estava aberta quando a policia chegou? A senhora costuma dormir de perna, digo, de porta aberta?
– Por favor, eu gostaria de chamar meu delegado, digo, meu advogado, disse a vizinha antes de calar-se definitivamente.

(conto do meu primeiro livro de contos, Histórias da Mulher do Fim do Século, publicado em 1997)

6 thoughts on “A VIZINHA

  1. adorei🙂
    obrigada por postar.
    beijos beijos sempre!

  2. que delícia!!!!

  3. que mulher notavel,.digo,indecifrável,digo,nsuspeitável…;que Ivana admirável e porque não dizer auto sustentável ?

Deixe uma Resposta

