Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

VIAGEM LITERÁRIA 2011

3 comentários

PIEDADE

Piedade foi minha primeira parada, na 5a. de manhã. O pessoal foi chegando aos poucos. Alunos de escolas próximas

turma interessada e interessante. Muitas perguntas no final

Salete, a responsável pela biblioteca. Um doce de pessoa

SUZANO

à noite, fui pra Suzano, onde tive o prazer de conhecer o grande Sacolinha, o maior agitador cultural da região do Alto Tietê (aprendi que é este o nome de Suzano e cidades vizinhas). A cidade tem inúmeros eventos, fanzines, saraus, bienais… O maior agito!

Sacolinha e família. Aliás, ele fará parte da última mesa da Balada Literária deste ano. Uma figuraça.

as fotos não fazem jus ao que foi o bate-papo. Os que me conhecem, sabem que meu forte não é a fotografia…

conheci um monte de gente que faz e acontece na cidade


um poeta cordelista e seu rebento

SÃO ROQUE

Hoje de manhã fui pra São Roque. A Biblioteca é a coisa mais linda. Numa antiga fábrica de tecido. Um prédio num lugar maravilhoso, onde tem inclusive o Museu Darcy Penteado, famoso pintor brasileiro (me lembro muito dele agitando SP na década de 70) nascido em São Roque. Só que, infelizmente, tudo isso, a Biblioteca e o Museu, estão precisando URGENTE de reformas. Tem goteira por toda parte. Quando chove, as salas ficam todas alagadas pondo em risco o acervo todo. Uma pena. Mas dinheiro pra cultura, cadê???

lotação (quase) completa, inclusive com muitos escritores na plateia!

essa é a Inês, diretora da Biblioteca, que leva tudo à frente, no peito e na raça. Super legal a Inês.

este é o Fabrício, um bibliotecário de uma cidade vizinha (esqueci o nome…) que me contou que leu “Diomira e o Coronel Carrerão” pras crianças de 5 a 10 anos e que elas amaram!!!! Imagina como eu fiquei feliz com a notícia!

Almocei em São Roque e saí de lá encantada com a belezura da cidade.

ALUMÍNIO

minha última etapa foi Alumínio

a biblioteca assina vários jornais e revistas. 

a praça de Alumínio numa tarde chuvosa. Alumínio tem este nome por causa da fábrica de alumínio que existe lá. Antonio Ermírio é o santo padroeiro da cidade, que nasceu ao redor da fábrica que ainda fumega o dia inteiro

o encarregado da biblioteca

a diretora da Biblioteca, professora do SENAI pedindo pelamordedeus pros alunos lerem. Enquanto ela fazia o emocionado discurso, lá fora, na praça, estava acontecendo um ASSALTO!!! Dez bandidos entraram no banco, puseram todo mundo no chão, revólver na cara e saíram com a bufunfa. Veio polícia das cidades vizinhas, etc. E nós não vimos nada!!! O que me leva a pensar que talvez a literatura nos afaste do mundo…


em primeiro plano, um  sociólogo que resolveu ser marceneiro em Alumínio

Igor, o leitor! Este menino foi apontado por todos (inclusive pela professora) como aluno que lê!!!

um monte de moleque com cabelo de Neymar.

Fim da viagem. Valeu! Sempre vale. É muito bom saber quanta coisa boa acontece por aí que a gente não sabe. Quanta gente pondo a roda pra girar independente do “eixo Rio-SP”. Na verdade, que tá enclausurado e por fora da literatura feito pelo povo somos nós, do tal eixo.

3 thoughts on “VIAGEM LITERÁRIA 2011

  1. Ivana agradeço seu carinho e como disse no dia do Viagem todo o sucesso na árdua estrada da literatura. Bjus

  2. que delícia de post: Junto aos seus leitores , das cidades do interior que muitas vezes a gente nem conhece. Post the best!
    beijos

  3. OLÁ AMIGA ESCRITORA, SOU O PAULO ODAIR-POETA QUE LHE ENTREGOU DUAS FOLHAS DE POESIAS MINHA AQUI NO CENTO CULTURAL DE SUZANO-SP. FOI ÓTIMO CONHECÊ-LA A TUA SIMPLICIDADE CONTAGIOU A TODOS MEUS COLEGAS ESCRITORES. PAULO ODAIR-POETA
    SUZANO-SP

Deixe uma Resposta

