Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

NOTÍCIAS MEXICANAS 2

5 comentários

Acordei super cedo, tomei café da manhã (comi minha primeira tortilla com carnita e pimentita às 7 da matina!) e fui para a Praça da Constituição, no centro do Centro Histórico, a dois quarteirões do hotel. É um dos mais lindos cartões postais da cidade do México. Pra minha sorte, está tendo um concurso de uns enfeites (esqueci o nome), tipo carro alegórico mas menor. Dá uma olhada:

de pirar, vontade de voar junto com esses pássaros e bichos malucos

clique para ver grande

à direita, o Palácio da Justiça

só fiquei pensando nos meus amigos fotógrafos aqui: Edinho, Bel, Mário…

um mais lindo e louco que outro

ao fundo, a Catedral mais nova e a mais velha

ainda na mesma praça, uma exposição desses bustos gigantescos chamada “Nossos silêncios”

monumentalidade é com os mexicanos e puento final

e ao redor da praça, barracas e mais barracas com quinquilharias que a gente ama!!!!

já fiz meu primeiro estraguito

de volta ao hotel pra desovar as sacolas das minhas comprithcas

caveiras pra todo lado

antes de ir ao Museu Frida Kahlo, fui à padaria em frente ao hotel. E não queria mais sair de lá!!!!  Isso sim é cidade pra se comer em padaria. Pela Virgem da Guadalupe…

esquece restaurante. Aqui tem todos os pratos que você imaginar!

repare no esqueleto em cima da banca dos pães dos mortos

não resisti e comi uma tostada com frango, feijão, guacalome, queijo, etc etc etc e uma coca cola, que aqui é em garrafa de vidro. Eram 10 e 15 da manhã…

Depois do lanchinho, tomei um taxi e fui pra casa da Frida (táxi e tudo mais é muito barato. O peso mexicano vale R$ 0,16!!!!)

sem palavras

doces decorados à venda no café da Frida

a boboca aqui pensou que esse fosse um país mais ou menos sério então quando a mocinha da portaria disse que não podia tirar fotos, eu obedeci. Só eu. Lá dentro todo mundo batendo mil fotos. Se eu voltar lá, vou dar uma de mexicana e levar a máquina pra dentro

a rua do Museu

peguei um táxi e fui pra Livraria Pêndulo

minha pesquisa estava certa. É um chuchu de café e livraria

como meu interesse por livros está diminuto, subi direto ao café e abri os serviços do dia

pedi umas tostatillas com pollo e mole

olha o tamanho do prato! Só então eu entendi o espanto dos que estavam ao meu lado quando fiz o pedido. Pra 3 pessoas fácil

apesar do exagero, nunca fui tão feliz numa escolha.

mas só consegui chegar até aqui

com a barriga a ponto de explodir, peguei um táxi pro hotel

mais um pouco do hotel fresquinho que me esperava

e agora vou tirar uma soneca porque o dia está só na metade

bejos e até logo mais

5 thoughts on “NOTÍCIAS MEXICANAS 2

  1. Foi Pedro Linares, ele nos contou e contou pra todo mundo, claro, que uma boa noite sonho com esses seres cheios de partes d evarios animais e eles falaram pra ele que eram alebrijes. Tinha, não sei se ainda está lá seu filho e herdeiro da tradição, seu lindo atelier de lado do mercado de Sonora. Pedro já morreu, mas antes o Pompidou fez uma maravilhosa mostra com direito a catálogo e tudo. Nossos noivo eternos são de Leonardo. Ficamos com vontade de ter uma peça do Pedro.

  2. Ivana, essas fotos que vc tirou no “Zócalo” são dos “Alebrijes”. Agora esqueci do nome do cara que criou, mas se fala que ele ficou doente, e nos desvarios por causa da febre, ele via essas figuras. Depois disso ele começou a criar eles. Tem de todas as cores, formas e tamanhos.

    Sua vaigem tem sido ótima e tem que voltar!

    Carlos Márquez.

  3. Ah, que legal. Estou viajando junto. Depois fala mais do Museu.

  4. Ivana

    Já estou com vontade de fazer essa viagem tbém.
    Beijos

Deixe uma Resposta

