Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

A PELE QUE HABITO

4 comentários

Para os nostálgicos (como eu) que morrem de saudade dos “velhos” filmes de Pedro Almodóvar, recomendo A Pele que habito. OK, não é o filme que esperamos que Don Pedrito volte a fazer mas vai te deixar saciado. E precisamos parar com essa mania de querer que o autor ou cineasta ou seja lá o que for fique repetindo eternamente aquilo que um dia nos fez apaixonar por ele. Ora, o mundo gira, as pessoas mudam e têm todo o direito de tomarem rumos diferentes embora isso possa nos desagradar. E muito. Desagrado, decepção e raiva são três bons sentimentos pra definir o que vinha sentindo frente aos últimos filmes de Almodóvar. Fui preparada pra sair mais uma vez batendo meus tacos lejones na calçada quando deu-se o oposto. Gostei pra caramba. Nada de humor, nada de escracho, nada de bizarrices hilárias. Aqui a bizarrice é profunda e assustadora. Embora pareça outra, muitos dos velhos temas estão presentes: obsessões amorosas, identidades não definidas, mal definidas, redefinidas, e um Bandera estupendo no papel de um cirurgião maluco. Gostei. Recomendo.

Segue abaixo a lista de todos os filmes de Pedro Almodóvar com a minha avaliação. Veja se concorda:

5 – Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão (1980)
5 – Labirinto de paixões (1982)
5 – Maus Hábitos (1983)
5 – O Que Eu Fiz para Merecer Isso? (1984)

6 – Matador (1986)
6 – Kika (1993)
6 – Má educação (2004)
6 – Abraços partidos  (2009)
6 – Volver (2006)
6- Fale com ela (2002)

8 – De salto alto (1991)
8 – Carne trêmula (1997)

9- A pele que habito (2011)

10 – A lei do desejo (1987)
10 – Mulheres à beira de um ataque de nervos (1988)
10 – Ata-me! (1990)
10 – A flor do meu segredo (1995)
10 – Tudo sobre minha mãe (1999)

4 thoughts on “A PELE QUE HABITO

  1. Ivana, querida
    Estou aqui em Floripa, na casa da Ana Dolores (sua fã fervorosa) vendo o seu blog que é pura delícia.
    Eu daria as mesmas notas que você, com exceção de “Abraços Partidos” (daria 8) e “Matador” (daria 9). Li o comentário e a sugestão do Denis. Compartilho da mesma felicidade que ele mas acho que o “Troca de Sexo” não deveria ser excluído…Se tem gente que ainda não viu, tem gente que já viu. E pra quem não viu é uma ótima oportunidade de saber que existe.
    Te beijo com carinho.
    Babá

    • Babá, querido, pensei em dar nota maior para o Matador mas só pela música final. Lembra? Ouvimos até furar. Abraços Partidos é um remix de Mulheres à beira de um ataque de nervos… Enfim, é sempre bom conversar sobre Almodóvar. Beijos com saudade

  2. Oi, Ivana.
    Ver Almodovar sempre me dá uma felicidade que não consigo explicar, mesmo quando não adoro eu adoro!
    Me permite uma sugestão? Tirar “troca de sexo” dos tópicos que você enumera. Tem gente que ainda não viu o filme.
    Desculpa, mas adoro dar palpite (cara chato, né?).
    Beijo.
    Denis

Deixe uma Resposta

