Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

SANGUE, OSSOS E MANTEIGA – O SABOROSO LIVRO DE GABRIELLE HAMILTON

Deixe um comentário

Magnífico. Simplesmente, o melhor relato de uma chef, em todos os tempos. O melhor“. É o que diz Anthony Bourdain na capa do livro de Gabrielle Hamilton. E eu ratifico. O livro é sensacional. Gabrielle é chefe e dona do restaurante Prune em Nova Iorque.

O livro conta sua experiência de jovem drogada que tomava ácido, cheirava e roubava carros nos anos 70/80 à chefe de cozinha conceituadíssima, badaladíssima, etc. Filha de uma família peculiar (mãe bailarina francesa e pai artista), foi criada com luxos e requintes até que resolveu se rebelar na adolescência e sair pelo mundo. Pastou muito até chegar onde chegou. Na juventude era lésbica, depois casa-se com um médico italiano com quem teve dois filhos e vive uma relação surpreendente, pra dizer o mínimo.

O livro fala muito de cozinha, dos bastidores dos restaurantes, das pessoas que aí trabalham, da correria, do calor. Fala também de comidas em geral, da maravilhosa comida que ela experimenta na Itália, na casa da sogra. Mas fala principalmente de uma mulher incrível que passou (e passa) a maior parte da vida dentro de uma cozinha.

O livro vale para nos abrir os olhos para as  bobagens que comemos. Como somos enganados!!!

Mas pra mim, o filé mignon é o capítulo onde ela está indo dar uma palestra numa universidade, juntamente com outras tantas chefes, cujo tema é “As mulheres e a cozinha”, ou “A cozinha feminina”, onde se discutirá por que há tão poucas mulheres na cozinha?, quem cozinha melhor, o homem ou a mulher?, quem tem melhor paladar, o homem ou a mulher?, e ela espuma de ódio. O que ela expõe ali pode, à perfeição, ser aplicado à literatura e aos sentimentos que nos dominam quando nos chamam (eu e as escritoras que conheço) para discutir literatura feminina.

O livro é delicioso!

Viva Gabrielle Hamilton, a Patti Smith da cozinha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s