Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

ONDE TERMINAM OS DIAS

3 comentários

Este é o título do maravilhoso livro de contos de Franscisco de Morais Mendes, o querido amigo Chico  Mendes, escritor dos bons lá das Minas Gerais. Um livro de um mestre do gênero. Sem histrionismos, sem experimentações, sem altas rupturas nem quebra de paradigmas, sem exibicionismos de qualquer espécie. Simplesmente, HISTÓRIAS MUITO BEM CONTADAS, com alma e inventividade. Como se isso fosse simples!

O mercado literário, como todos os outros, também se movimenta na base de modismos e ondas que vão e vêm. Nos últimos tempos, o conto “saiu de moda”. As editoras não publicam, os escritores não escrevem, os leitores não leem. Conto virou coisa do passado, lá dos anos 90.

Mas eis que, de repente, aparece o Chico Mendes pra mostrar que o gênero não só continua vivo como é capaz de nos arrebatar quando realizado por quem entende do riscado.

Pra quem esqueceu o que é um BOM livro de contos, recomendo vivamente Onde terminam os dias, do Francisco mineiro de Morais Mendes (ed. 7Letras).

3 thoughts on “ONDE TERMINAM OS DIAS

  1. Vou colocar na minha lista. Antes, porém, preciso ler outro livro com título melancólico (pra não dizer depressivo), A visita cruel do tempo

  2. Está entre os melhores livros brasileiros de 2011 — mas não entrou em nenhuma dessas listas idiotas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s