Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

BIBI FERREIRA, 52 ANOS DE PAIXÃO

7 comentários

Minha homenagem ao dia mundial do teatro, na pessoa de sua melhor representante

Este ano, no dia 10 de junho, minha amada Bibi Ferreira completa 90 anos.  Eu completo 61 em maio. Somos ambas geminianas. Dos 61 anos que vivi, 52 eu passei amando a Bibi. Nossa história é antiga e começa em 1960, como relato no livro “Eu te darei o céu – e outras promessas dos anos 60” (ed. 34). No ano passado, um pouco antes do meu aniversário, mandei o livro pra Bibi juntamente com uma carta onde, além de expressar o meu amor, convidei-a para a minha festa (você entenderá porque). Ela nunca me respondeu. Nem sei se a carta chegou às suas mãos. Domingo passado, quando a vi divina, esplendorosa, cantando melhor do que nunca no programa do Jô, resolvi tornar pública a nossa história e a minha paixão por ela, mais uma vez. Vai que dessa vez ela fica sabendo.

SP, 04 março 2011

Bibi, minha amada

Estou lhe enviando meu livro “Eu te darei o céu”, onde conto uma história muito bonitinha que nos ligou há mais de 50 anos. Eu tinha nove anos e era apaixonada por você. Todos os domingos a família inteira se aprontava e ia ao auditório da TV Excelsior assistir Brasil 60, 61, 62. Depois ficávamos na porta pra te ver passar e pedir um autógrafo e depois íamos jantar no Gigetto na esperança de te ver mais um pouquinho. Às vezes dava certo. Pois bem, quando chegou perto do meu aniversário de 10 anos (sou geminiana como você), busquei seu telefone por todas as vias: telefonista, lista telefônica, TV Excelsior… Tanto fiz que acabei entrando em contato com uma secretária sua com quem eu falava praticamente todos os dias, insistindo pra que você viesse ao meu aniversário. No dia seguinte ligava de novo, repetia o endereço e firmava o convite. “A Bibi vem, né? Você passou o endereço pra ela?”. Eis que chega o dia do aniversário e pra minha surpresa recebo o primeiro telegrama da minha vida. Era seu, Bibi! Lamentava a ausência e me desejava muitas felicidades. Nem precisa falar que chorei de emoção e não desgrudei do telegrama um só minuto, exibindo-o orgulhosíssima a todos os presentes. De longe, o melhor presente daquele ano. Claro que teve um ou outro tio chato que tentou estragar minha alegria dizendo que o telegrama não era seu coisa nenhuma, que a secretária tinha mandado por conta própria, mas eu fingia que não ouvia. O telegrama era seu e eu guardaria esta emoção intacta no meu coração até hoje. Essa história está contada no livro (pag. 14) juntamente com outras do tempo em que tínhamos lacinhos cor-de-rosa no sapato. Corta. Outro dia, contando para um amigo sobre a minha paixão por você e a história do telegrama, ele me perguntou: “E a Bibi já leu o seu livro?”. Respondi que não, que não tinha seu endereço nem sabia como fazê-lo chegar às suas mãos. Meu amigo foi rápido do gatilho e em questão de horas o endereço estava comigo. Pra terminar, segue o livro e também o convite pro meu aniversário!!! Vou fazer 60 anos dia 28 de maio e pretendo fazer uma festa bem bonita. Veja você, que maravilha: depois de 50 anos nós duas ainda estamos vivas pra que eu possa repetir o convite. Não é demais? Se você me der a honra da sua presença… Falando sério: não precisa ser no aniversário, não. Mas meu sonho é te encontrar um dia, qualquer dia, conversar com você, tomar um café (ou cerveja ou pinga, o que você quiser) no dia e hora que você quiser. É só chamar que eu pego um avião e vou pro Rio na hora. Além do Eu te darei o céu, publiquei também três livros de contos e dois romances. Mas isso é conversa pra mais tarde. 

Bibi, querida, desculpa tomar tanto seu tempo mas eu precisava te agradecer e mandar meu beijo comovido por TODAS as alegrias que você me deu nos últimos 50 anos. Quero mais! Muito mais! Te amo,

7 thoughts on “BIBI FERREIRA, 52 ANOS DE PAIXÃO

  1. Ela esta em cartaz no Theatro NET Rio em Copacabana.
    Com um espetáculo maravilho com uma orquestra linda. Vale muito a pena.

  2. Ivana, acompanho seu blog já há algum tempo, gosto muito!Sua cartinha para Bibi me deixou emocionada! Que linda! Que sensibilidade! Vou torcer para que esse encontro se realize!
    um beijo!

  3. Também admiro muito Bibi e chegar à idade dela com lucidez e ainda fazendo o que mais gosta não é para qualquer um, só Bibi mesmo!

    Parabéns à você que guardou dentro de uma caixinha de música o seu amor e admiração por Bibi.

    Sou volúvel!!!

  4. Aahahahaahahahahahah Ivana você é muito mais fantástica do que imaginei. O mais lindinho de tudo é que você já nasceu assim fantástica. Pôxa como foi bom ter vindo aqui. Tem um livro cujo título é: Ame e Dê Vexame (acho que é isto) do terapeuta (falecido né?) Roberto Freire e alí ele conta uma do Vinícius na platéia (Argentina), berrando encantado com a arte do Astor Piazzola que se apresentava. Pois acho que todo mundo tem um amor assim lindão. Houve uma época que eu queria entrar num ônibus e ir até Divinópolis me ajoelhar e beijar as mãos de Adélia Prado, vê se pode! Ahahahahahah isso é o que faz a vida ser bonita! Parabéns e torço pra que a Bibi leia suas obras que são o melhor do conto atual brasileiro escrito por mulher. E daqui de Laguna também torço: Bibi! Chama logo a Ivana prum cafezinho!
    Abraços pras duas. Fatima.

  5. Lindo texto, linda declaração de amor. Bjs

  6. quando vi bibi cantar no teatro, poucos anos atrás, foi difícil acreditar que daquela mulher tão pequena e já tão idosa pudesse sair uma voz tão forte e tão linda.ela é mesmo impressionante!

  7. Vi a Bibi Ferreira no Jo e fiquei MUITO impressionada com a lucidez, energia, talento, memoria, força e vitalidade aos quase 90 anos! A entrevista dela deveria passar todos dias na tv para todos pudessem ver.
    Nao conheco ninguem que chegou aos 90 desse modo. Muitos vivas para a Bibi!

Deixe uma Resposta

