Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

BONSAI

4 comentários

Eu sei que é idiotice, mas sempre tenho um pé atrás quando um livro ou um autor são muito elogiados. Tipo assim: me prove que você é isso tudo que estão falando.  Foi com esse espírito que cheguei ao Bonsai, de Alejandro Zambra, jovem autor chileno, que ganhei de presente da minha querida amiga Livia Garcia-Roza.

Meninos, caí pra trás.

O guri (nasceu em 1975) é tudo isso e muito mais. O livro é genial.

Dessa finurinha. 9o páginas (numa diagramação normal daria umas 60, se tanto) que te arrebatam e te viram de ponta cabeça.

O primeiro parágrafo, por exemplo, já entrou para a lista dos 10 melhores começo de romance do século:

“No final ela morre e ele fica sozinho, ainda que na verdade ele já tivesse ficado sozinho muitos anos antes da morte dela, de Emília. Digamos que ela se chama ou se chamava Emília e que ele se chama, se chamava e continua se chamando Julio. Julio e Emilia. No final, Emilia morre e Julio não morre. O resto é literatura:”

É isso mesmo, termina com dois pontos. No parágrafo seguinte ele começa a contar a história que você já sabe como termina. E mesmo assim te prende até a última palavra da última página. E como você quer mais, você volta e lê tudo de novo, e de novo, e de novo.

(e não me digam que ele não é dos meus… Modéstia à parte, a concisão…)

A autor estará na próxima FLIP. Depois fará uma palestra em SP. Vou atrás do meu autógrafo. Tomara que traduzam logo os outros romances que ele escreveu e tomara que sejam tão bons quanto este. Se bem que nem precisa.

Quero deixar aqui também meu louvor à belíssima orelha do Emílio Fraia. Eu sei, o Emílio é um rapaz lindíssimo, mas me refiro especificamente à orelha que ele escreveu para esta caprichadésima edição (CosacNaify).

Aconselho vivamente.  Você vai adorar.

dois aperitivos:

“Ser jovem é uma desvantagem, não uma qualidade. Voc~e deveria saber disso. Quando eu era jovem eu me sentia em desvantagem, e agora também. Ser velho também é uma desvantagem. Porque nós, os velhos, somos frágeis e não precisamos só dos agrados dos jovens, precisamos, no fundo, de seu sangue. Um velho precisa de muito sangue, escreva ou não romances”

“Gazmuri está feliz, pois não está morrendo: afasta-se da clínica pensando que não vai morrer, que há poucas coisas na vida tão agradáveis quanto saber que não se vai morrer”.

mira que guapo

 

4 thoughts on “BONSAI

  1. Ivana, também gostei muito do livro.
    Meu preferido do ano.
    =*

  2. adorei a dica, ivana!
    vou tentar um exemplar pra mim.
    um beijão!

  3. Ola Ivana,
    parece que os reus do mensalão vão ser julgados.
    Vai dar em nada nos sabemos.
    O que isso tem a ver com o que foi postado? creio que nada também.
    Mas foi graças a esse mensalão que conheci o teu blog e a tua obra,torci e acompanhei junto as chamadas do uol na epoca.
    Tempos depois passei um final de ano sozinho em Ubatuba agarrado em Alameda Santos.

    Obrigado,

    Douglas

    • o anúncio do julgamento me fez pensar muito naquele surto que foi o mensalão, na esperança que eu tinha que os corruptos fossem pra cadeia e na decepção que foi vê-los soltos e impunes até hoje. De lá pra cá, nunca mais tive coragem de votar em nenhum político. Votei NULO em TODAS as eleições, para TODOS os cargos. Quem sabe agora, com o julgamento dos bandidos, eu possa voltar a ter esperanças nesse Brasil varonil.
      Um beijo grande

Deixe uma Resposta

