Doidivana

blog da escritora Ivana Arruda Leite

O ROMANCE PORTÁTIL DE JAMES WOOD

1 Comentário

São muito lindinhos os livros da coleção Portátil da CosacNaify. Comecei por “Como funciona a ficção“, de James Wood, que recomendo vivamente pra quem é do ramo dos fazedores de romances. O crítico inglês põe abaixo o enrolês teórico e fala da carpintaria de um bom romance sem abrir mão da erudição nem cair em fórmulas prontas para o uso.

Saboreie uns aperitivos:

“Assim se inicia a perigosa tautologia inerente ao projeto literário contemporâneo: para evocar uma linguagem degradada (a linguagem degradada que o personagem usaria), teríamos de nos dispor a apresentar essa linguagem mutilada no texto, e talvez degradar inteiramente nossa própria linguagem”.

“Creio que os romances tendem a falhar não quando os eprsonagens não são vívidos ou profundos o suficiente, e sim quando o romance em questão não nos ensina como n os adaptar a suas convenções, não desperta uma fome específica por seus personagens, por seu grau de realidade.”

Autor: Doidivana

escritora de forno e fogão

One thought on “O ROMANCE PORTÁTIL DE JAMES WOOD

  1. Recordo que só comprei esse livro depois duma conversa com o Marcelo (Carneiro da Cunha na oficina que ele ministrou no Sesc Belenzinho há dois anos) ouvi o nome do autor, tomei nota e em poucos dias… Lá estava eu pra lá e pra cá com o dito cujo debaixo do braço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s