Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

06 DE AGOSTO DE 2004

Deixe um comentário

a notícia:

presidiários ganham novos uniformes cor-de-laranja (não achei o link da notícia)

o conto:

O ETERNO SOL DO MEIO-DIA

Quando o capitão chegou e entregou os pacotes a gente pensou que fosse o de sempre: uniformes limpos pra troca da semana. Conforme o pessoal foi abrindo, começou a gozação.
– Eu vou ter que vestir isso?
O velho macacão cinza tinha virado cor-de-laranja.
– Acho que tá mais pra cor-de-abóbora.
– Pra mim é laranja.
“Ves-te! Ves-te!”, gritavam os da outra ala. Quem seria o primeiro a vestir aquele macacão ridículo? O Misael começou a cantar uma musiquinha infame que ele inventou na hora: Eu sou uma abóbora / bem madurinha / pronta pra ir pra panela. O Davilson só faltou se mijar de tanto rir. A gente tava naquele ataque de bobeira quando veio a ordem: “todos lá pra fora”. O pátio virou um laranjal carregado de abóboras madurinhas. O microfone então deu um estalo bem alto e o diretor comunicou aos presentes:
– Senhoras e senhores, apresento-lhes o novo uniforme que os detentos usarão a partir de hoje.
Os fotógrafos dispararam flashes na nossa direção, os jornalistas anotaram tudo direitinho: tecido sanforizado, pré-encolhido, desenho ergonômico, cor não desbotável. Até aí eu tava me segurando. Mas quando ele falou: “vejam como o pátio ficou iluminado. De hoje em diante, teremos aqui o eterno sol do meio-dia” eu me lembrei das abóboras do Misael e caí na gargalhada que acabou se espalhando pelos meus colegas, pelos fotógrafos, pelos jornalistas e sacudiu o pátio inteiro. Até as autoridades se escangalhavam de rir dos marmanjos delinqüentes fantasiados de abóboras em pleno sol do meio-dia.

Deixe uma Resposta

