Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

16 DE AGOSTO DE 2004

Deixe um comentário

a notícia: (inauguração do Cine Favela, em Heliópolis)

o conto:

CINE FAVELA

O anúncio da exibição mobilizou a favela inteira. No fim da tarde, crianças e adultos foram chegando ao galpão, cada um trazendo sua cadeira. O propósito da ONG era difundir a sétima arte para as comunidades carentes. Emprestavam câmeras, davam aulas de roteiro e mandavam os meninos pra rua com a cabeça fervilhando de idéias. Os organizadores se orgulhavam: “eles estão fazendo verdadeiras obras-primas”.
O primeiro a se apresentar foi o Luizinho. Seu filme falava sobre prostituição infantil e mostrava as meninas na avenida, quase peladas, comendo cachorro quente, entrando nos carros. Na platéia, um silêncio constrangedor. Muitas delas estavam ali presentes com os pais, os tios, os irmãos e ninguém gostou do que viu. Em seguida veio o filme do Neco. O título era “Sim senhor” e mostrava o trabalho infantil nas fábricas perto da favela. Catarina foi a primeira a levantar e ir embora. “Que chatice”. No meio do terceiro filme, “Defunto na sarjeta”, o galpão estava quase vazio. As crianças foram jogar bola, os homens foram fumar lá fora, as mulheres tinham muito o que fazer em casa. “Pô, que sacanagem”, reclamou o Davilson. “Cadê os artistas?, as histórias? Vocês falaram que era filme de verdade. Que merda é essa de mostrar a pobreza pra quem vive nela?”.
No dia seguinte, os jovens cineastas foram convidados a mostrar seus filmes num cinema chic da cidade. Entre um canapé e outro, diziam constrangidos aos repórteres que os entrevistavam:
– Infelizmente a população da favela não curte cinema-verdade. Eles preferem os filmes alienados do mainstream.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s