Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

A MALETA DO PAI DO ORHAN PAMUK

2 comentários

Outro dia li um trecho do livro “O romancista ingênuo e sentimental”, do Orhan Pamuk e anotei na minha lista de compras. Adorei o pouco que li. Hoje comprei dois livros dele: “O romancista ingênuo…” e “A maleta do meu pai”, que são 3 discursos dele, incluindo o que fez quando recebeu o Nobel (2006). Comecei pela Maleta. Uau!!!! Recomendo com veemência. É um tratado brevíssimo e maravilhoso sobre romances, escrever romances, produzir literatura, ser escritor. Se você é do ramo, NÃO PODE DEIXAR DE LER. Se você não é e tem curiosidades literárias vá em frente. O livro é maravilhoso. Claro que só então fui pesquisar e saber que ele já veio ao Brasil  duas vezes, que nasceu em Istambul em 1952 e que é um gato (e eu perdi essa). Tudo bem, restam os livros. Agora vou pro “Romancista…”, que também são palestras, e depois mergulho de cabeça na ficção, pedindo desculpas pelo atraso. Afinal, enquanto estamos vivos, temos tempo. E antes tarde do que nunca.

“quando falo de escrever, o que primeiro me vem à mente não é um romance, um poema ou a tradição literária, mas uma pessoa que fecha a porta, senta-se diante da mesa e, sozinha, volta-se para dentro”.

“é preciso ter o talento de contar as próprias histórias como se fossem histórias dos outros, e contar as histórias dos outros como se fossem suas, porque isso é a literatura.

“E também prefiro que o escritor já tenha morrido, porque nesse caso minha admiração nem corre o risco de ser obscurecida por um a certa nuvem de inveja”

2 thoughts on “A MALETA DO PAI DO ORHAN PAMUK

  1. Adorei os trechos sobre literatura do escritor: são pertinentíssimos. E ele é mesmo um gato, o que convenhamos, excede as expectativas, ou seja, aí já é covardia. Anotei e vou tentar ler.
    Em tempo: faltou o nome do livro de ficção do intelectual bonitão (para ver que essa divisão entre corpo e mente é pura bobagem ocidental).
    Eliane F.C.Lima (Blogues “Literatura em vida 2”, “Poema Vivo” e “Conto-gotas”)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s