Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

DUAS PALAVRINHAS SOBRE O JULGAMENTO DO MENSALÃO

7 comentários

O julgamento do mensalão tem me deixado num estado de ânimo que classifico como eletrizante entusiasmo cívico. Claro que é legal saber que daqui pra frente os bandidos serão punidos nesta pátria mãe gentil. Claro que é legal saber que, daqui pra frente, ninguém mais vai poder falar “eu não assinei papel nenhum. Não tem prova contra mim”. Acabou-se o que era doce. A soma dos indícios clamororos pode ser levar um bandido pra cadeia.

Mas o que me anima verdadeiramente é o processo como um todo. Ou vai me dizer que você sabia como funcionava o STF? Eu não sabia quantos juízes havia ali, como se dava o julgamento, o papel do revisor, do relator, do presidente, o tempo dos mandatos. O STF, pra mim e pra torcida do Corinthians, era uma tremenda caixa preta.  Pois o mensalão teve esse mérito, de nos fazer conehcer o terceiro pode que nos rege! O que não é pouca coisa. 

Quanto às tramas e picuinhas entre os juízes, o viés ideológico de cada um, a fidelidade ao apadrinhamento de cada um, nada disso me abala. Faz parte do jogo. Os juízes são seres humanos e como tais estão sujeitos (ainda que sob o peso da toga) às fraquezas de todos nós. Não acho um horror que o Lewandovski se pronuncie francamente a favor de quem o colocou no cargo, ou de outro que se posicione frontalmente contra. O que importa é que os votos têm o mesmo peso e a soma deles sela o destino dos acusados. Hoje o STF tem essa cara, amanhã pode ter outra.

Também não estou com a sanha que vejo em muita gente de ver os meliantes na cadeia. Pra mim, tanto faz se vão pegar xilindró, prisão domiciliar, semiaberta, aberta total, dane-se. O que eu queria que acontecesse, está acontecendo. Está provado que o mensalão existiu e os crimes de quem o praticou estão escancarados para ciência de todos os brasileiros. Pronto. Era isso que eu queria. Quanto à pena, os juízes que decidam quando e quanto cada um deve pagar pelo seu crime.  

Por essas razões (e muitas outras que não tenho capacidade para enumerar), este julgamento é um marco na nossa história, tipo, antes e depois do Descobrimento.

E acho incrível que isso aconteça às vésperas das eleições municipais. Incrívelmente maravilhoso!

No próximo domingo, vamos às urnas com a alegria de quem sabe que os partido são maiores que seus ladrões e sobreviverão a eles. Todos os partidos.

Como eu disse aqui outro dia, desde 2005 eu anulo meu voto POR CAUSA do mensalão. Pois bem, sete anos depois anuncio que VALIDAREI meu voto com renovadas esperanças democráticas.

COmo diz João Ubaldo, VIVA O POVO BRASILEIRO!!!!

7 thoughts on “DUAS PALAVRINHAS SOBRE O JULGAMENTO DO MENSALÃO

  1. lamentável a sua posição supostamente neutra.

  2. quando vamos ter no brasil eleição para juiz de direito e promotor de justiça, já passou da época, chega de nomear parentes e ninguém fala nada, é uma vergonha nacional o que faz esse judiciário chinfrim

  3. Concordo plenamente com Eliane F. C. Lima e acrescento ainda mais que muitos dos juízes, principalmente Dr. Joaquim Barbosa, que muitos querem para Presidente da República, o que seria uma lástima, pois é tremendamente exibicionista e só quer aparecer para mídia, não julga de acordo com a Lei brasileira, julga sem provas concretas, o que acho uma vergonha para o direito brasileiro. Tenho dito

  4. Eu também não sabia como funcionava o STF. Antes não chegasse a sabê-lo. Sempre ensinei a meus alunos que tínhamos de desejar que nenhuma exceção fosse aberta na lei contra os outros. Assim o mesmo poderia ocorrer conosco e nossos entes mais caros. Eu pregava a defesa intransigente da lei, que, se errada, deveria primeiro ser mudada.
    Agora vejo pessoas serem condenadas por argumentos não provados de forma técnica e irrefutável, baseados apenas em evidências – cada um “vê” o que quer, principalmente grande parte da imprensa parcial, que defende seus interesses a toda prova. Estou pasma com o amadorismo e falta de seriedade daquele julgamento. Os discursos são longos e absolutamente vazios de comprovação. Ali estão sendo feridos os princípios mais básicos do Direito.
    Não quero dizer com isso que alguém esteja inocente ali. Mas desejaria ver a culpa apresentada sem possibilidade de contestação. Nenhum dos juízes, até agora, mostrou, claramente, sem possibilidade de defesa, a natureza verdadeira do que ocorreu. Tudo são conjecturas. O supremo tribunal federal de um país tem de chegar às últimas consequências para apurar a verdade inquestionável. Portanto não acredito na justiça, mais. Que fossem todos condenados, desde que as provas fossem apresentadas de forma cabal.
    Estou morta de vergonha. E mais: temo por mim, pelos meus e por todo o”povo brasileiro”, que não percebe a seriedade do que está acontecendo ali e torna-se, assim, vulnerável, estando qualquer um à mercê de ser condenado sem provas reais.
    Eliane F.C.Lima (Blogue “Literatura em vida 2”)

  5. O Serra entrou com ação na Justiça Eleitoral hoje de manhã pedindo a censura do jornal do sindicato dos Bancários de São Paulo. Uma juíz acolheu o pedido. A sede do sindicato foi invadida. a grande imprensa não deu ainda a notícia. Está nos blogs.

  6. Ivana, tenho acompanhado as sessões do STF pela TV, graças as suas observações. Alem de escritora, vc esta se saindo uma ótima analista da TV brazuca ( apesar de nem sempre termos a mesma opinião ). Háa quero dizer que o desfile da LV também acabou comigo. Bom, vamos torcer pra que tudo corra BEM domingo, e continuo muito sua fã. Sucesso e sorte, bjão. Claudia Jardim.

  7. Falou por mim, Ivana.Pouco me importa fulano ou sicrano se é PT ou PSDB a partir de agora quem deve paga, como também não me interessa.Não tem julgamento retroativo logo o que passou infelizmente passou. Fica a esperança do “não passarás mais”. Beijo lindona.

Deixe uma Resposta

