Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

VIAGEM LITERÁRIA 2012

3 comentários

É sempre um a alegria quando a Secretaria de Cultura do Estado de SP me convida para participar da Viagem Literária. Desta vez o roteiro foi Guaratinguetá, Monteiro Lobato e São Bento do Sapucaí. Três cidades que eu não conhecia e adorei conhecer. Fui recebida com carinho muito acima do que eu mereço, o que me faz ter vontade de voltar a cada uma delas.

GUARATINGUETÁ

lotação esgotada

o simpático professor

o pessoal da escola e da biblioteca

A cidade de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, de quem sou devota e parente!

a casa onde o santo nasceu

minhas queridas guias

a fonte de água benta

ex-votos

bebendo a água benta

a catedral

a estação da estrada de ferro

 

MONTEIRO LOBATO

a pousada, Aconchego do Caboclo. Olhem o sossego…

Mata por todos os lados. Raridades na biblioteca

o casamento da Marquesa

casa lotada, de novo.

Marcelo, que ficou feliz quando eu disse que ele tinha cara de escritor. Aliás, é.

esse simpático rapaz é o André Barreto, agitador dos eventos literários da cidade, autor de um ótimo livro sobre Monteiro Lobato (a cidade e o escritor). Ganhei o livro e aprendi muito sobre a biografia do meu “pai” nas suas páginas.

despedindo da pousada

Chegando no Sítio do Picapau Amarelo!!!!

Taubaté e Monteiro Lobato disputam o posto de cidade natal do escritor, uma vez que nem ele próprio sabia onde nascera, uma vez que naquele tempo tudo eram “terras de Taubaté”. De qualquer forma, foi nesta casa, em Monteiro Lobato (antiga Buquira) que o autor viveu boa parte da sua vida e, principalmente, foi AÍ QUE ESCREVEU seus primeiros livros infantis. Reinações de Narizinho nasceu quando Lobato andava por essa casa, vendo os filhos brincarem, com sua esposa Purezinha e a negra Nastácia tomando conta de tudo. Foi muito emocionante entrar dentro do livro da minha vida. Foi Lobato quem me fez escritora. Estar no Sítio foi uma das grandes emoções da minha vida.

o quarto de tia Nastácia

A casa é um lindo passeio turístico que os apaixonados por Lobato não podem deixar de conhecer. Eles servem refeições se você agendar.

e vendem doces deliciosos

O Reino das Águas Claras

esto Cláudio, um guia cinco estrelas que sabe tudo de Lobato e do sítio.

E este é o Edson, meu fiel escudeiro, que me levou e trouxe no maior sossego

O poço do Visconde

Vivi a vida inteira pra sentar nesta escada.

Viva Emília! Viva Monteiro Lobato!

 

 

 

 

SÃO BENTO DE SAPUCAÍ

3a. e última parada, casa lotada!!!

Plínio Salgado, figura ilustre da cidade

cadeiras extras, gente em pé

professores dedicados aos livros e aos alunos.

Edson, um aluno cheio de perguntas interessantes

As fiéis guardiãs dos livros de São Bento

Adorei, pessoal!!! Espero revê-los em breve.

 

3 thoughts on “VIAGEM LITERÁRIA 2012

  1. Este teu conto a gente não esquece, conforme Adélia Prado a arte literária sempre tem a novidade mesmo já conhecida e revista.Acho que arte a gente não esquece, por exemplo Casa Tomada de Cortázar e Baleia de Graciliano. Eu só não lembrava o título Cibele.O conto precisa ter dentro de si o fantástico, de alguma forma. Cibele tem o fantástico. E eu fico contente quando percebo a arte em quem está vivo. Por exemplo o Laerte Coutinho é arte e de vez em quando ele se transforma numa instalaçao ambulante. Abraço. P.S.: só mais uma coisa: A Cibele tem a cabeça perfeita e os sentimentos idem. O Laerte também.

  2. Ivana que viagem! Adorei.O SESC daqui me chamou pra falar sobre o gênero CONTO. Gosto muito daquele seu conto das Irmãs siamesas. Vc poderia me encaminhar? Se puder mande para:
    abizalu@hotmail.com – desde já agradeço. Fatima.

Deixe uma Resposta

