Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

JAVIER CERCAS, ENORME PRAZER EM CONHECER

Deixe um comentário

Não sei se você conhece esse escritor.

javier-cercas

O nome dele é Javier Cercas. Escritor espanhol nascido em 1962. Além de escritor, ele é tradutor, professor de literatura, escreve em jornais, etc. Seu romance Soldados de Salamina (2001) alcançou um sucesso estrondoso que o lançou numa paralisia literária só exorcizada em 2005 com o romance A velocidade da luz, que acabei de ler. Anatomia de um instante, seu livro mais recente, foi publicado recentemente no Brasil.

Ganhei A velocidade da luz de presente da minha querida amiga Livia Garcia-Roza no meu aniversário e garanto a vocês: é maravilhoso. Recomendadíssimo para escritores embora os que não são do ramo também vão se deliciar com a linda história contada magistralmente.

Os poucos parágrafos em que Rodney Falk, amigo do protagonista, um ex-combatente do Vietnã, discorre sobre escritores e literatura valem o livro, que vai muito além.

“ninguém morre por ter fracassado, mas é impossível sobreviver ao sucesso com dignidade (…) Portanto, se você faz mesmo questão de ser escritor, adie o sucesso tanto quanto puder”.

“o escritor é um maluco que tem a obrigação ou o duvidoso privilégio de ver a realidade, e por isso, quando um escritor para de escrever, acaba se matando, porque não consegue se livrar do vício de ver a realidade, mas já não tem aquele escudo para se proteger dela”.

Recomendo vivamente!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s