Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

A REPÚBLICA DAS ABELHAS, RODRIGO LACERDA

Deixe um comentário

lacerda

Conheço o Rodrigo Lacerda há muito tempo (fomos colegas no mestrado na USP nos anos 90) e digo com toda certeza que ele é uma das pessoas mais agradáveis de passar horas bebendo e jogando conversa fora pela graça com que conta casos, muitos, sempre interessantíssimos.

Brilhante historiador, escritor premiado e respeitado como um dos melhores da literatura contemporânea, este seu romance alia seus melhores predicados. É uma aula de história do Brasil explicando como nunca dantes a República Velha, o tenentismo, o estado novo, numa linguagem de um grande escritor com a graça de um ótimo contador de causos. Precisa mais?

Recomendo com muito entusiasmo “A república das abelhas” pra se entender não só quem foi esse político tão controvertido, Carlos Lacerda, avô do Rodrigo,  como suas duas gerações antecessoras. Lacerda era neto, filho e sobrinho de políticos atuantes e igualmente controvertidos no Rio de Janeiro.

Mas mais que conhecer o Lacerda, este livro me levou a conhecer o próprio Rodrigo!!!! Ele usa o recurso do narrador defunto. É o próprio Carlos Lacerda quem conta suas memórias. Mas como não acredito em psicografia… o livro acaba sendo tão revelador do avô quanto do neto.

Fora o humor…. Há trechos engraçadíssimos. Como quando ele conta que o doce “brigadeiro” leva esse nome em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes que, dizem, era homossexual ou pelo menos impotente por ter levado um tiro na virilha. Lembre-se que o doce não leva ovos….

(ps: fiquei de boca aberta com a semelhança entre Lula e Getúlio)

Viva o Rodrigo Lacerda!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s