Doidivana

blog de Ivana Arruda Leite

UM TETO TODO SEU – Virgínia Woolf

1 Comentário

um-teto-todo-seu-virginia-woolf

Recebi esse livro pelo correio, presente do querido amigo e grande poeta Glauco Mattoso. Confesso que fiquei com um pouco de preguiça. Nunca fui leitora de Virgínia Woolf. O pouco que li não me fez ir adiante. Dessas coisas sem explicação no universo dos livros. Mas para não guardá-lo sem dar uma espiada, folheei-o distraidamente pronta pra parar a qualquer momento. Há muito adquiri o saudável hábito de abandonar um livro em qualquer ponto sem culpa nenhuma. Só que o primeiro capítulo passou voando, o segundo me prendeu, o terceiro me arrastou para o quarto e assim foi até o fim. Por ESSA Virgínia Woolf não tem como você não se apaixonar. O livro são palestras que ela foi convidada a dar nas faculdades inglesas na década de 20 sobre mulher e literatura. Sério: está tudo lá. Transcrevo abaixo uns trechos-pérolas mas espero, sinceramente, que você, mulher escritora, compre esse livro e faça dele livro seu missal de cabeceira.

Como se não bastasse, tem um posfácio maravilhoso escrito pela Noemi Jaffe e os poemas são traduzidos pelo Glauco Mattoso, a quem agradeço imensamente a alegria dessa descoberta.

“Tudo que uma mulher precisa pra escrever ficção é dinheiro e um teto todo seu, um espaço próprio”.

“Não se pode pensar direito, amar direito, dormir direito quando não se jantou direito”.

“Seria mil vezes uma pena se as mulheres escrevessem como os homens, ou vivessem como eles, ou se parecessem com eles, pois se dois sexos é bastante inadequado, considerando a vastidão e a variedade do mundo, como faríamos com apenas um?”.

One thought on “UM TETO TODO SEU – Virgínia Woolf

  1. Obrigada pela bela sugestão. Também nunca consegui ler Virgínia Woolf e agora, vou rever o meu conceito!:) Quando quiser, apareça no meu blog, Ivana Arruda Leite!

    Lulupisces.blogspot.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s